Profissionais de uma clínica odontologia

A relação entre profissionais da odontologia é extremamente importante para que um tratamento tenha excelentes  resultados. Alcançar um belo sorriso não depende só do dentista, e sim de toda um corpo profissional competente e focado no paciente.

O trabalho dos profissionais da recepção é fundamental para o acolhimento e bem-estar da pessoa. Quando o paciente chega a uma clínica odontológica e é recebido com um sorriso e palavras agradáveis, ele já se sente respeitado e mais à vontade. Agregada a esse aspecto pessoal, a eficiência no atendimento e resolução de problemas são igualmente importantes. Uma boa equipe de recepção tem o poder de cativar e manter os clientes, contribuindo significativamente para um tratamento odontológico de sucesso.

Uma vez dentro do consultório, o paciente tem contato com os profissionais auxiliares. Dois grupos representam esses profissionais: técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal. Alguns deles podem realizar procedimentos no paciente tais como raio-X, moldagem e limpeza dentária, sempre sob responsabilidade do dentista. Outros, ficam auxiliando o dentista durante a realização do tratamento odontológico. Cursos de formação e inscrição no Conselho de Odontologia são pré-requisitos para exercer a profissão de técnico e auxiliar. O conforto do paciente durante os atendimentos também depende desses profissionais, que devem manter sempre uma postura respeitosa e profissional. Esses integrantes da equipe são peças-chave para um tratamento bem-sucedido.

Ainda dentro da sala de atendimento, o paciente é recebido pelo dentista. Responsável pelo tratamento, esse profissional é o principal de todo o processo e deve ser necessariamente registrado no conselho de odontologia. De forma geral, a pessoa busca especificamente aquele profissional para realizar seu tratamento. Uma relação de confiança e respeito deve se estabelecer para que o tratamento tenha um bom seguimento. Alguns tratamentos odontológicos são longos, custosos e requerem um contato muito frequente à clínica odontológica. O cirurgião-dentista deve ter habilidades manuais e de relacionamento interpessoal para conduzir adequadamente o tratamento dos seus pacientes.

Para os atendimentos que envolvem confecção de próteses e alguns aparelhos ortodônticos, o técnico laboratorial é envolvido no processo. Também um profissional regulamentado, com curso de formação e inscrição no conselho de odontologia requeridos, esses técnicos são essenciais em determinados tratamentos. Muitas vezes são considerados verdadeiros artistas, pois o técnico de laboratório realiza esculturas, se preocupa com detalhes e deve ter um refinamento dos seus trabalhos para que um resultado de excelência seja alcançado no tratamento. Hoje em dia, auxiliados pela tecnologia, esses profissionais podem realizar trabalhos utilizando computadores. Com maior precisão e demandando um menor tempo, técnicas avançadas agilizam os tratamentos dentários.

Finalmente, para que a clínica odontológica funcione adequadamente e ofereça um ambiente dentro dos padrões requeridos para um estabelecimento de saúde, a equipe da administração e limpeza são fundamentais. Os profissionais desses setores geralmente não estão muito à vista do paciente, mas sem seus serviços, o trabalho de toda a equipe fica impossibilitado.

Assim, o tratamento odontológico depende muito mais do que somente uma boa relação dentista-paciente. Vários outros profissionais precisam ser envolvidos para garantir a segurança e eficiência dos casos clínicos. Uma clínica odontológica bem estruturada, com uma equipe coesa e profissionais centrados no bem-estar do cliente tem condições de oferecer um ambiente ótimo para a realização de tratamentos dentários de sucesso.

Deixe um comentário