Relação odontologia e derrame

photo of head bust print artwork
Photo by meo on Pexels.com

Derrame cerebral, tecnicamente conhecido como acidente vascular cerebral (AVC), ocorre quando uma parte do cérebro fica sem oxigenação por um período de tempo. Em casos de falta de oxigênio temporária, a pessoa pode não apresentar sequelas. No entanto, se a oxigenação não for retomada, a região cerebral fica permanentemente afetada.

O derrame pode ser causado por vários fatores, mas as causas mais comuns estão relacionadas com pressão alta, cigarro, diabetes e obesidade. Tais fatores podem levar ao entupimento de artérias cerebrais, impedindo a adequada passagem de sangue que leva o oxigênio para as células do cérebro. Como consequência, deficiências físicas e mentais podem ocorrer, afetando o cotidiano da pessoa.

Pesquisas realizadas nos últimos 15 anos têm mostrado que doenças bucais também podem predispor a pessoa ao derrame. Infecções e inflamações persistentes, geralmente relacionadas à gengiva, influenciam na formação das placas que podem causar o entupimento arterial. A explicação é que a presença de fatores inflamatórios gengivais liberados no sangue contribuem para um estado inflamatório generalizado no organismo da pessoa. Tal estado possibilita a agregação de gordura na parede de vasos sanguíneos, formando placas que podem levar ao entupimento do vaso afetado ou de outros vasos menores, caso essa placa se destaque e viaje na corrente sanguínea. Quando essas inflamações bucais se juntam aos outros fatores de causa do derrame, a pessoa se torna mais propensa a ter o AVC.

Para diminuir as chances de um derrame, a mudança do estilo de vida deve incluir a atenção à saúde bucal. Além dos benefícios de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, abandono do cigarro e controle da saúde geral, a visita regular ao dentista é muito importante. O exame da cavidade bucal, a prevenção de doenças dentais e gengivais e o tratamento de inflamações e infecções existentes na boca podem ajudar a prevenir a ocorrência do derrame.

Portanto, não menospreze uma feridinha na boca ou não ache que sangramento gengival é normal. Procure seu dentista e impeça que um problema mais sério de instale. A saúde bucal é muito importante para a saúde de todo o corpo.

Deixe um comentário