Saúde Bucal de Bebês

adorable baby boy child
Photo by Bingo Theme on Pexels.com

Muitos pensam que se deve cuidar da saúde bucal dos bebês somente quando nasce o primeiro dentinho. Entretanto, os cuidados devem ser iniciados durante a gravidez materna. Uma boa gestação pode garantir um sorriso bonito ao bebê.

Por volta da quinta semana de gestação, já começam a surgir as primeiras células que darão origem aos dentes. E na oitava semana, o embrião já apresenta as células organizadas no lugar onde os dentinhos irão se formar. Isto significa dizer que logo no início da gravidez já devemos nos preocupar com os nutrientes passados ao bebê, para que dentes bonitos e fortes possam se formar.

Mas com apenas 8 semanas, muitas mães ainda nem sabem que estão grávidas. E muitas vezes fazem uso de medicações ou se expõem a situações que podem influenciar no desenvolvimento dentário do embrião. Porém temos que entender que a formação dos dentes se dá ao longo de várias semanas, e que os dentes vão se formando aos poucos, e não todos de uma só vez. Assim, os cuidados que eventualmente deixamos de ter no início da gestação por não saber da gravidez podem ser implementados tão logo a descobrimos, para amenizar as consequências.

Hoje em dia, raríssimos são os casos que necessitam da ingestão de suplemento de flúor. Praticamente toda água que bebemos contem flúor. E como nossos alimentos são preparados com essa água, consequentemente nossa comida também terá flúor. Há várias situações que percebemos uma ingestão exagerada de flúor, que também prejudica a dentição. Algumas manchas brancas dentárias podem aparecer devido a um excesso de flúor ingerido pela mãe ou pela criança de tenra idade.

Suplementos de cálcio são importantes, mas também devem ser rigorosamente controlados pelos médicos que assistem à grávida. Como toda medicação, altas doses de cálcio também prejudicam o desenvolvimento embrionário e podem ter efeitos maléficos à dentição.

Normalmente, desde que a grávida consiga manter uma alimentação adequada, com ingestão de frutas, verduras e legumes regularmente, todos os nutrientes são fornecidos à mãe e ao bebê. E pequenas suplementações são necessárias, conforme orientação médica e nutricional.

Um bom cirurgião-dentista pode auxiliar nos aconselhamentos e esclarecimentos à grávida. É importantíssimo que a saúde bucal dos pais esteja mantida, pois a forma como os pais preservam sua própria dentição será determinante para conseguir um belo sorriso para as crianças.

Deixe um comentário