A Importância de Beber Água

clear disposable bottle on black surface
Photo by Steve Johnson on Pexels.com

Sempre ouvimos falar que a água é fonte de vida, que devemos beber 2 litros de água por dia, que nosso organismo é 70% constituído por água, mas não entendemos muito bem isso. Vamos tentar compreender melhor a importância da água para nossa saúde, inclusive para a saúde bucal, já que nossa boca e dentes fazem parte do nosso organismo.

Desse percentual que a água ocupa no nosso corpo, a maior parte fica dentro das células. Os pulmões, o fígado e os rins são os órgãos que mais retêm água dentro de suas células. Também temos água no cérebro, no coração e nos músculos. Além, claro, de termos água no nosso sangue e saliva. E para o bom funcionamento de todo o nosso organismo, precisamos ingerir bastante água.

Além de termos como fonte de água as bebidas que tomamos, frutas, verduras e legumes também apresentam uma boa quantidade de água na sua composição. A melancia e o chuchu, por exemplo, facilmente percebemos que têm água. Mas a alface, o tomate, a couve-flor e a banana também são fontes de água para nós. E quanto mais água ingerimos, independente da forma (um copo com água ou uma salada verde), mais equilibrado estará o nosso corpo.

Em relação à água líquida, quando bebemos um copo d’água ocorre uma limpeza superficial de nossa boca. Tanto os dentes tendem a ficar mais limpos, como a língua perceberá mais facilmente o sabor e consistência dos alimentos, já que a água remove parte dos resíduos que se acumulam na boca. Um bochecho com água após as refeições e antes da escovação também ajuda na higiene bucal.

Umedecer a boca ajuda a diminuir a incidência de aftas e de irritação de garganta. Além de evitar que os lábios rachem e de deixar os dentes mais brilhantes. A boca seca favorece a proliferação de fungos, vírus e bactérias, dificulta a fala e a deglutição; já que para engolirmos bem o alimento, esse e a mucosa bucal devem estar lubrificados. O início da digestão também ocorre na boca, e para que a saliva atue, precisa existir saliva de boa qualidade e umedecimento oral.

Cáries e problemas gengivais ocorrem em maior número quando a ingestão de água é abaixo do recomendável. O mau hálito, quando decorrente de higiene bucal deficiente, piora quando a boca está seca. E a possibilidade de a língua ficar rachada e com queimação, provocando ardência bucal, aumenta com pouca água.

Em contrapartida, pessoas que têm o hábito de ingerir bastante água são beneficiadas de toda forma. Dentes mais fortes, limpos e brilhantes, língua não ressecada, maior facilidade em engolir alimentos e de sentir o sabor da comida são alguns dos muitos benefícios que a água traz. Além do bem estar geral do nosso corpo, com um funcionamento intestinal regular e pele mais bonita. Esses são só alguns poucos exemplos da importância da água, esse líquido tão abundante na nossa terra amapaense.

Vamos, então, dar um pouco mais de atenção para a quantidade de água que bebemos por dia. Se bebemos pouca, devemos aumentar a ingestão. Manter uma garrafinha de água sempre a mão é uma boa dica. Assim teremos uma boca mais saudável e, consequentemente, um corpo com funcionamento a plano vapor.

Deixe um comentário